segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Guardas municipais recebem bolsa do pronasci


Os guardas municipais do Cabo de Santo Agostinho já começaram a receber o auxílio do Bolsa Formação, um projeto do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), desenvolvido pelo Governo federal em parceria com estados e municípios. Quatro guardas já estão com o cartão em mãos. Ao todo, são 103 guardas beneficiados por participar dos cursos de extensão em Segurança Pública, oferecidos pelo Pronasci. Todos eles podem se dirigir à Caixa Econômica Federal a partir do dia 16 desse mês e retirar os R$ 400,00. Aqueles que ainda não receberam o cartão, devem só apresentar o número do PIS ou Pasep.

O objetivo do Pronasci é qualificar os profissionais de segurança para atuar de forma mais eficiente, junto à sociedade, oferecendo cursos e bolsas para policiais civis e militares, agentes penintenciários, guardas municipais, peritos e bombeiros militares. Segundo o coordenador local do Pronasci, Luiz Geraldo, para os guardas municipais, a oportunidade de receber capacitação e bolsa significa um grande incentivo, pois "a guarda municipal é uma das saídas para a segurança pública". Ainda de acordo com ele, o Cabo é considerado um município referência, tendo em vista as características que a equipe possui, como, por exemplo, profissionais qualificados, comandante de carreira e forte aproximação com a Polícia Militar.

Mesmo participando desde 2007 das capacitações pela Rede Nacional de Especialização de Segurança Pública (Renasp), através do Ensino a Distância, só agora os guardas estão começando a receber a bolsa. Até o final de fevereiro de 2008, o Bolsa Formação não abrangia os profissionais das guardas municipais. Desde então, o sistema sofreu algumas alterações e elas estão incluídas. Jaqueline Rodrigues, 23 anos, participou de oito capacitações e já recebeu o cartão. "Os cursos são realmente muito interessantes e pretendo continuar", diz.
Estão elegíveis para a bolsa todos aqueles efetivos, sem registro de nenhuma punição ou inquérito administrativo, sem registro de atitudes que desabonem a sua conduta profissional e ou moral. Além disso, precisam estar limpos no Judiciário estadual e federal e fazendo alguma das capacitações. Toda essa verificação é feita pelo gestor do Pronasci, José Paulo Farias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- See more at: http://videoblogueiro.blogspot.com.br/2014/12/BarradeCarregamentodoYoutube.html#sthash.KTLWRnNp.dpuf