terça-feira, 8 de dezembro de 2009

BOM ! O DINHEIRO FOI LIBERADO AGORA O PLANO NACIONAL DE SEGURANÇA FICOU SÓ FICOU NO PAPEL...



Prefeitura trabalha na qualificação da Guarda Municipal

Secretaria de Comunicação Social
comunicacao@garanhuns.pe.gov.br

Mais do que apenas zeladores dos bens móveis e imóveis do município, a Guarda Patrimonial trabalha para participar mais ativamente da vida da comunidade. Para isto, no início do próximo mês de agosto, acontecerá um curso de formação, direcionado aos 135 homens que compõem a Guarda Municipal de Garanhuns. A REC – Consultoria será a empresa responsável por ministrar o curso.
A matriz para a formação das Guardas Municipais foi elaborada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública - Senasp, do Ministério da Justiça, em 2005, e tem como parâmetro um diagnóstico sobre o perfil das guardas municipais. Com base neste perfil, foi concedida autorização para o funcionamento dos cursos de formação. A meta é nortear o treinamento e capacitação dos profissionais que integram as guardas de todo o país e enfatizar sua atuação na prevenção da violência e criminalidade.
“Nosso objetivo é preparar agentes de defesa social para o município. Para isto é importante que a população veja esse homem como tal, que esteja fardado e que possa proteger o cidadão, tanto da violência quanto de outras atividades que se façam necessárias. A formação que eles receberão será voltada para a cidadania, já que queremos formar o guarda-cidadão”, explicou Luiz Carlos Natal Júnior, coordenador do curso e diretor da REC – Consultoria, empresa contratada pela municipalidade para capacitar a Guarda Patrimonial de Garanhuns.
Três turmas serão formadas. O curso tem uma carga horária 200 horas/aulas e será ministrado por professores dos quadros das polícias Civil e Militar. Já na parte operacional, o efetivo receberá aulas de abordagem, técnicas de defesa pessoal, uso legal da força com utilização de algemas, dentre outras técnicas. Todo trabalho terá como foco principal a prevenção.
PLANO MUNICIPAL DE SEGURANÇA - Um fórum para elaboração do Plano Municipal de Segurança de Garanhuns será realizado nesta terça-feira, 29, das 8 às 12h, no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti.
Está prevista a participação lideranças comunitárias, bem como membros da sociedade civil organizada de Garanhuns. Em pauta, discussões a cerca do tema na busca para melhorar a sensação de segurança por parte da sociedade. Ainda durante o Fórum serão ministradas oficinas para jovens em situação de risco social e líderes comunitários. O trabalho será ministrado por monitores do Recife, a exemplo do experiente, Osvaldo Moraes, gerente de Polícia Especializada, da Polícia Civil de Pernambuco.


                              

Guardas são capacitados para proteger o patrimônio do município

Secretaria de Comunicação Social
comunicacao@garanhuns.pe.gov.br

A Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Administração, vem promovendo um curso de capacitação para 45 novos guardas patrimoniais do município. Várias atividades estão sendo realizadas durante a carga horária do curso, que tem duração de 60 dias. Conhecimentos quanto a Lei Orgânica do Município e demais legislações, bem como particularidades alusivas as atribuições da guarda e a gestão de políticas sociais, também fazem parte do cronograma.
Segundo o diretor comandante da Guarda Municipal de Garanhuns, tenente Santos, ações de gerenciamento de crise também estarão sendo abordados durante a realização. “Por exemplo, temos a simulação de um episódio com refém, como aconteceu recentemente aqui em Garanhuns. Nessas situações o guarda pode ser acionado e terá a função de interditar a área enquanto chega um negociador”, explicou o comandante.
As aulas estão sendo ministradas por oficiais da Polícia Militar. O comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar, major Campos, é um dos instrutores e conta que o objetivo é estimular os guardas do município, para que sejam mediadores de pequenos conflitos, para que esses não se transformem problemas maiores. “A nova ótica da Secretaria Nacional de Segurança Púbica pretende que o guarda municipal seja inserido na questão de segurança pública, também. A partir disso, nós repassamos para eles particularidades da atividade de segurança para que possam participar de forma mais efetiva da atividade de segurança pública em Garanhuns”, afirmou o instrutor.
Para o integrante da Guarda Municipal, Apolo Júnior, esse serviço é de relevância não somente para os guardas que participam do curso, mas também, para a população de Garanhuns que vai conviver com profissionais capacitados e que sabem respeitar os direitos dos cidadãos. “A Prefeitura, ciente de tudo isto, está instruindo a Guarda Municipal para atender aos anseios da sociedade de Garanhuns”, disse. Além disso, continua Apolo, “para nós, que somos da guarda é muito importante receber essas informações, pois estamos acumulando conhecimento de ações justas para formar uma verdadeira guarda cidadã”, concluiu o guarda patrimonial.

AQUI É  PARA QUE SERIA DESTINADA A VERBA
                                 
                   PORTAL DA TRANSPARÊNCIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- See more at: http://videoblogueiro.blogspot.com.br/2014/12/BarradeCarregamentodoYoutube.html#sthash.KTLWRnNp.dpuf