sábado, 26 de dezembro de 2009

Alta exposição do jovem à violência leva Teresina ao Pronasci

(MS, 02/12/2009, às 13:49:57)




Teresina é a quinta capital e a 43ª cidade do Brasil com mais de 100 mil habitantes em que os jovens estão mais expostos à violência. Essa é a posição da capital do Piauí no ranking do Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência divulgado pelo Ministério da Justiça. Diante do quadro preocupante, a Prefeitura Municipal de Teresina será convidada na próxima terça-feira (8) a aderir ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, o Pronasci.

Participarão de uma reunião em Brasília os representantes dos 22 municípios entre os 43 com mais alta exposição do jovem à violência que não fazem parte do Pronasci, lançado em 2007. O ministro Tarso Genro apresentará o programa e os critérios exigidos para a formalização da adesão.

Além de Teresina, serão convidados os municípios de Itabuna (BA), Marabá (PA), Teixeira de Freitas (BA), Linharers (ES), Arapiraca (AL), Ilhéus (BA), Imperatriz (MA), Porto Velho (RO), Petrolina (PE), Vitória do Santo Antão (PE), Acailândia (MA), São Mateus (ES), Garanhuns (PE), Araruama (RJ), Porto Seguro (BA), Cabo Frio (RJ), Toledo (PR), Macapá (AP), Japeri (RJ), Campos dos Goytacazes (RJ) e Feira de Santana (BA).

O Pronasci articula ações preventivas e repressivas que visam a redução da criminalidade. O Governo Federal investe em ações sociais, na reestruturação do sistema penitenciário, no reaparelhamento das polícias e guardas municipais, na valorização dos profissionais de segurança pública e na aproximação do policial com a sua comunidade.

O município que adere se torna "agente responsável" pela segurança pública. A prefeitura deve passar a investir em ações preventivas, como o encaminhamento dos jovens a atividades de lazer, esporte, cultura e formação profissional, pagando uma bolsa de R$ 100 a cada um.

A guarda municipal, se existente, recebe equipamentos, sistemas de videomonitoramento, capacitação e Bolsa Formação de R$ 400 para os profissionais de segurança que participarem de cursos de atualização e especialização oferecidos gratuitamente pelo Ministério da Justiça.

Aderiram ontem (1) ao Pronasci três municípios do Ceará: Sobral, Maranguape e Maracanau. O Ministério da Justiça também lançou no Estado o Território da Paz de Fortaleza. Estão em fase final de adesão ao programa Governador Valadares (MG) e Cascavel (PR).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- See more at: http://videoblogueiro.blogspot.com.br/2014/12/BarradeCarregamentodoYoutube.html#sthash.KTLWRnNp.dpuf