quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Nota do CODEMA - Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Garanhuns

Prezados conselheiros e demais interessados,


Em anexo segue edital da 44ª Reunião Ordinária do CODEMA, que será realizada no dia 26 de agosto de 2010, às 14h30 em sala de aula do SENAC, localizado na Rua Maria Ramos, 22 – Heliópolis - próximo à Rodoviária, onde serão tratados os seguintes assuntos:

1) Síntese dos ofícios enviados e recebidos;

2) Eleição da nova gestão do CODEMA para o biênio 2009-2011;

3) Discussão e aprovação de nome para a nova Unidade de Conservação municipal localizada na Sementeira;

4) Organização das atividades referentes ao III Concurso Escolar de Educação Ambiental;

5) Discussão e proposta de construção de um Plano de Desenvolvimento Ambiental para Garanhuns;

6) Outros assuntos.

Obs.: De acordo com o Art. 10 da Lei Nº 3394/2006 que cria o CODEMA, o não comparecimento a 03 (três) reuniões consecutivas ou a 05 (cinco) alternadas durante 12 meses, implica na exclusão do membro do CODEMA.

.Agora comigo: Ouvi vários amigos elogiarem o trabalho desta diretoria do CODEMA, confesso que não acompanhei de perto, embora tenha procurado sempre que possível informar aos nossos leitores, pois as referências do trabalho desenvolvido têm surtido efeito e o Meio Ambiente tem sido discutido de fato por pessoas preocupadas com nossa cidade. Fica então aqui o convite para que mais pessoas possam se integrar a esta missão, que silenciosa e eterna, tem um impacto importante em nossas vidas.

Garanhuns tem Guarda municipal para isso! Só falta interesse...

Ex:“O Grupamento Ambiental atua na fiscalização de diversos problemas da fauna e da flora da cidade em parceria com o CODEMA”

“Os Guardas Municipais tem constante treinamento para às diversas atividades que exerce”.
153     
                  
        Prefeitura Municipal de Vaginha

Com suas ações no Parque São Francisco, o Grupamento Ambiental possui a preocupação principal de zelar pela riqueza do meio ambiente de nossa cidade, visando o respeito às leis e a preservação .

Este Grupamento é resultado da organização dos trabalhos elaborados na Guarda Municipal de Varginha para a Integração da Instituição com o Meio Ambiente. Sentimos que a Guarda Municipal tem espaço para dar uma resposta de maior participação juntro a comunidade proporcionando melhor qualidade de vida a comunidade. Essa proposta de trabalho foi baseada na legislação Federal, Municipal e diretrizes basicas do SENASP (Secretaria Nacional de Segurança Pública).

É senso comum que nenhuma organização policial ou milícia armada irá resolver isoladamente o problema da segurança e qualidade de vida no País em curto espaço de tempo. Compete constitucionalmente, a Guarda Municipal a proteção dos bens serviços e instalações do município (art. 144, § 8.º da Constituição Federal). Aqui em Varginha diversos trabalhos são realizados pela Guarda Municipal exemplo controle do Trânsito, baseado no (CTB) Proteção Ambiental (Art 225 CF).

Com esse pensamento a primeira administração do Prefeito Mauro Tadeu Teixeira organizou, através da Lei Municipal n.º 4.003/03 a Guarda Municipal de Varginha, criada em 1992 e que por 12 anos ficou esquecida. Dando continuidades aos trabalhos a partir de 2009 o atual prefeito Eduardo Carvalho.

A primeira turma da Guarda Municipal, após rigoroso processo seletivo, iniciou o treinamento em 12 de julho de 2004 contando com 21 homens e 09 mulheres, que treinados pela Fundação Guimarães Rosa, instituição sem fins lucrativos da Polícia Militar de Minas Gerais, formaram-se em dezembro de 2004. Em 2005 foi convocada a segunda turma, contando com 36 homens e 04 mulheres, também treinados pela Fundação Guimarães Rosa, e que foram formados em 12 de setembro. 26 de março de 2007 foram formados a terceira turma 28 homens, em setembro de 2008 chegou a quarta turma com novo concurso.

A ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL FAZ A SUA PARTE

A simples presença de uma corporação uniformizada diciplinada coloca Varginha em uma das cidades mais promissoras de Minas Gerais, nas ruas praças e avenidas, devidamente preparados, uniformizados, adquirindo equipamentos adequados e atuando em colaboração com órgãos estaduais de segurança pública, acaba por oferecer uma atuação bastante interessante neste importante serviço público de forma preventiva nos locais de grande concentração de pessoas, apenas atuando nos estritos limites da competência constitucional, assim estamos promovendo, no Município, significativa participação na oferta da sensação de segurança pública aos munícipes. Outro fato que merece destaque é que a presença da Guarda Municipal libera a Polícia Militar dos serviços de trânsito e patrimônio, podendo tão importante corporação ampliar sua função constitucional de manutenção da ordem pública e policiamento ostensivo.

GRADE CURRICULAR DOS GUARDAS MUNICIPAIS DE VARGINHA

CONHECIMENTO JURIDICO – LEGISLAÇÃO

CRIMINALISTICA - DEFESA CIVIL - DIREITOS HUMANOS - CIDADANIA - EDUCAÇÃO FISICA - ARMA DE FOGO E TIRO- ESTUDO DOS PROBLEMAS DAS DROGAS – ÉTICA PROFISSIONAL - RELAÇÕES HUMANAS - GERENCIAMENTO DE CRISES - LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO E FISCALIZAÇÃO - ORDEM UNIDA - PRONTO SOCORRISMO - PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO- RESGATE-MEIO AMBIENTE- RESGATE E POLICIAMENTO COMUNITÁRIO

PREFEITO ATUANTE QUEM GANHA É A POPULAÇÃO

2 comentários:

  1. Prezado. Agradeço as palavras de apoio ao CODEMA. Realmente trabalhamos muito para defender o meio ambiente em Garanhuns. Não vi esta publicação antes. Outra coisa, solicito que vocês, por favor, divulguem o V Concurso Escolar de Educação Ambiental.

    As inscrições do V Concurso Escolar de Educação Ambiental (VCEEA) estão abertas, são gratuitase vão até 04 de setembro, podendo-se obter maiores informações no site do CODEMA (www.codemagaranhuns.com.br). Apesar de ainda faltar mais de um mês para o final da inscrição, como as escolas tem que realizar uma seleção prévia dos estudantes das diferentes modalidades do concurso e também preparar a exposição dos projetos de escola, o tempo pode ser considerado curto.
    Obrigado pela atenção

    Marcos Renato Franzosi Mattos
    Membro do CODEMA e coordenador do V CEEA

    ResponderExcluir

- See more at: http://videoblogueiro.blogspot.com.br/2014/12/BarradeCarregamentodoYoutube.html#sthash.KTLWRnNp.dpuf