sábado, 17 de abril de 2010

Guarda Municipal mais equipada em Feira de Santana-Bahia

A novidade foi anunciada pelo prefeito de Feira de Santana-Bahia Tarcízio Pimenta, durante I Congresso das Guardas Municipais

Fonte: Bahiagora

Mais antiga instituição do gênero no país, com 117 anos de fundação, a Guarda Municipal de Feira de Santana passar a contar, nos próximos dias, com um Estatuto e também com equipamentos visando viabilizar a atuação em ações preventivas contra a violência. A novidade foi anunciada pelo prefeito Tarcízio Pimenta, na manhã desta quarta-feira (17), durante a abertura do I Congresso das Guardas Municipais do Estado da Bahia, que prossegue até quinta-feira (18), no auditório do Centro de Cultura Amélio Amorim (CCAAm), com o tema “A inclusão dos municípios como agente de prevenção à violência”.


Tarcízio Pimenta revelou já estar em mãos o Projeto de Lei Complementar que dispõe sobre o Estatuto da Guarda Municipal de Feira de Santana. “Já está praticamente pronto, devendo passar pela Procuradoria do Município para análise antes de encaminharmos para apreciação da Câmara Municipal”, afirmou, ao colocar a assessoria da Prefeitura à disposição de outros municípios baianos para orientar sobre a criação do estatuto.

O prefeito também anunciou a publicação de licitação pública, nos próximos dias, para aquisição de quatro carros e mais quatro motocicletas, além de 60 coletes de balísticas, para equipar a Guarda Municipal. E foi condecorado pelo presidente da Associação dos Guardas Municipais de Feira de Santana, Marcos Vinícius Alves dos Santos, com o título de Amigo dos Guardas Municipais.

Marcos Vinícius observou que o Governo Municipal tem saído na frente com os investimentos que vêm sendo realizados na Guarda Municipal, evidenciando um novo modelo de segurança pública e quebrando um paradigma. “Na Guarda Municipal faltava tudo. E o prefeito foi a Brasília buscar recursos. Nós saímos na frente e nos tornamos município Pronasci. E aqui vai ser referência em modelo de Guardas Municipais na Bahia, inclusive com 60 guardas tomando curso da Swat de táticas especiais”, frisou.

A primeira-dama Graça Pimenta ressaltou a importância do evento. “Como servidora municipal, sei da importância da presença dos guardas municipais nos órgãos públicos, visando dar segurança e tranquilidade para todos. Com a presença da Guarda Municipal houve a redução da violência”, frisou.

O secretário de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos, Mizael Freitas, ressaltou a preocupação do prefeito Tarcízio Pimenta em promover investimentos na Guarda Municipal visando dotá-la de condições para atuar de forma preventiva e auxiliar na segurança do município.

A mesma preocupação foi ressaltada pelo chefe de Gabinete do Prefeto, Milton Brito, ao ser homenageado com a Medalha da Ordem de Amigo da Guarda Municipal.Já o comandante da Guarda Municipal de Feira de Santana, janilson Vitória, ressaltou o desejo de ver as Guardas Municipais de outras cidades seguirem o mesmo caminho em busca do desenvolvimento.

Representante do Corpo de Bombeiros, Capitão Moreira destacou a parceria da instituição com o Governo Municipal, em dezembro do ano passado, visando formar a primeira turma de brigadistas na Guarda Municipal. E o sargento do Corpo de Bombeiros, Isna Boaventura, anunciou palestra sobre a prevenção.

A troca de experiências foi ressaltada pelo representante da Guarda Municipal de Salvador, Ubirajara de Azevedo. Já o comandante da Guarda Municipal de Barreiras, Sargento Bonfim, revelou a satisfação por ver o prefeito Tarcízio Pimenta “preocupado com a segurança pública. Lá em Barreiras a Guarda Municipal também era desacreditada e hoje as Guardas Municipais estão se unindo”, observou.

O secretário de Prevenção à Violência de Aracy, Edvaldo Souza de Araújo, destacou o desejo de morar em Feira de Santana ao observar as conquistas do Município. “Porque vejo a dedicação do prefeito Tarcízio Pimenta. Também é a mesma preocupação da prefeita de Aracy”.

Durante o evento também estiveram presentes representantes das Guardas Municipais de cerca de 30 municípios, com destaques para os de Barreiras, Serrinha, Santa Bárbara, Aracy, Jequié, Jacobina, Alagoinhas, Maragogipe, Salvador, Taperoá e Juazeiro, além da Brigada de Emergência da Guarda Municipal de Feira de Santana..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- See more at: http://videoblogueiro.blogspot.com.br/2014/12/BarradeCarregamentodoYoutube.html#sthash.KTLWRnNp.dpuf