sábado, 29 de maio de 2010

romeu tuma pede pela aprovação da pec 534/02 segunda marcha azul marinho em brasilia

http://www.youtube.com/watch?v=83qC-PoAwHg

GCM de SBO se credencia como Instrutor de Armamento e Tiro na PF


Guarda Civil Municipal de Santa Bárbara d’Oeste se credencia como Instrutor de Armamento e Tiro na Policia Federal.


Da esquerda para direita: Delegado Regional Executivo da Superintendência da PF de SP Senhor Dr. Fernando Duran, Guarda Civil Municipal de Santa Bárbara D´Oeste Fernando Vecchi Archanjo Instrutor de Armamento e Tiro credenciado, Delegado Chefe da Delegacia de Combate ao Tráfico Internacional de Armas – DELEARM - Dr. Leandro Daiello Coimbra e o Coordenador do SINARM de SP o Agente da PF Senhor Fernando Fernandes.

No inicio do ano, na sede da Superintendência da Policia Federal na cidade de São Paulo, duzentos e setenta instrutores de armamento e tiro passaram por testes criteriosos realizados pelo CONAT (Conselho Nacional de Armamento e Tiro) da Policia Federal, buscando o credenciamento junto a esta instituição federal.

Entre os candidatos estavam oficiais das Forças Armadas, Integrantes das Policias Civil e Militar, Guardas Municipais e membros de empresas diversas.

O processo de seleção para credenciamento tem grande importância em razão do Estatuto do Desarmamento que o exige. Este processo seletivo de credenciamento foi o segundo realizado no estado de São Paulo pela Polícia Federal.

Tal credenciamento confere habilitação de avaliar e ministrar aulas a integrantes de Instituições de Segurança tanto públicas como privadas, bem como a pessoas que queiram adquirir, transferir, renovar registros ou portar arma de fogo de uso permitido.

Após as devidas avaliações dos duzentos e setenta instrutores apenas quinze foram aprovados e receberam o certificado e o credenciamento de instrutor de armamento e tiro em solenidade realizada no mês de abril no Auditório da Superintendência Regional da Policia Federal do Estado de São Paulo.

Ressalta-se que na classificação geral o primeiro colocado foi o Guarda Civil Municipal de Santa Bárbara d’Oeste Fernando Vecchi Archanjo, que inclusive é o único da corporação de segurança pública municipal habilitado como instrutor de armamento e tiro junto a PF.

Para contato com o Fernando Vecchi Archanjo da Guarda Civil Municipal de Santa bárbara D´Oeste, enviem e-mail para: archanjo.iat@hotmail.com e fone: (19) 9718-0700

Guarda Municipal de Belém ensina Exército a escoltar na cidade

Da selva à cidade. Quinze soldados do 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS) se preparam, na Guarda Municipal de Belém (GMB), para o enfrentamento de situações em plena zona urbana. O curso Batedor e Escolta com Motocicleta está sendo ministrado por homens do Grupamento Ronda da Capital (Rondac), da GMB, especialistas na prestação desse serviço.


O treinamento, de nível1, de caráter teórico e prático, com carga horária de 30 horas, começou na manhã de segunda-feira (17), sob as orientações do inspetor Adonai do Socorro, chefe do Rondac, do subinspetor Medeiros e do guarda Abel.

O soldados já receberam instrução de defesa pessoal, abordagem, motores, prevenção de acidentes, deslocamento de escolta, estacionamento, posicionamento das motocicletas, e fechamento de vias, entre outras. As aulas começam na sala de instrução do quartel geral da GMB, no Tapanã, e terminam nas ruas de Belém, no enfrentamento de situações reais.

O inspetor Adonai explica que, embora o curso seja de Batedor e Escolta, não dispensa treinamento de enfrentamento de situações possíveis de acontecerem no exercício da função.

Ellen Margareth, inspetora-chefe da GMB, lembra que os soldados do 2º Bis bem que poderiam receber esse tipo de treinamento dos homens da Polícia Rodoviária Federal (PRF), instituição também especializada nesse serviço. Acontece, explica Margareth, que os homens do Rondac trabalham em área urbana, mira dos militares. A PRF é especialista em escolta nas rodovias e estradas federais, ao contrário dos batedores da Guarda. “E ainda: o curso é resultado da boa parceria que há entre a Guarda Municipal e o Exército Brasileiro, com o objetivo de efetivar reciprocidades na troca de experiências e saberes”, concluiu a comandante.

Guarda Cívil Municipal de Leme está usando Pistolas GLOCK

A Secretaria de Segurança e Trânsito, Defesa Civil e Cidadania realizou, no último dia 13 de maio, um evento para marcar entrega do armamento para a Guarda Cívil Municipal(GCM) de Leme. Desde a sua fundação, em 1997, com a primeira turma que leva o nome do ex- vereador Clovis Bim Tamborim, havia uma necessidade de se armar a Guarda Municipal de Leme trazendo, desta forma, maior segurança para os guardas e toda a população.


Vários foram os motivos que prolongaram a espera, mas através do secretário de segurança, Clovis Tamborim e alguns guardas municipais, autorizados pelo prefeito Wagão, foi possível adquirir um armamento de nível internacional da empresa austríaca Glock. É uma arma tática tipo pistola, leve, segura e com boa precisão, fabricada em liga de polímero e podendo ser adaptada para atirar embaixo d água e a preferida por policiais em grande aceitação em todo mundo. Todos os guardas, já estão usando o armamento.


Publicado em http://www.radioculturadeleme.com.br/v2/noticias.php?id=4143

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Brasilia: Deputados defendem aprovação de PEC das Guardas Municipais

Deputados defenderam hoje, em seminário na Câmara, a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 534/02, que amplia as competências das guardas municipais. O presidente da Comissão de Legislação Participativa, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), afirmou que encaminhará requerimento para o presidente da Câmara, Michel Temer, colocar a PEC em votação. A proposta, que tramita na Câmara desde 2002, foi aprovada em comissão especial e ainda precisa ser votada pelo Plenário.


De autoria do Senado, essa PEC autoriza as guardas municipais a atuar na proteção dos habitantes. Atualmente, a instituição pode atuar somente na proteção de bens, serviços e instalações municipais.

"Já que houve um acordo da PEC 300, precisamos fazer pressão também para nossa PEC", disse o relator, deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), muito aplaudido pelos guardas municipais que acompanharam o seminário. O deputado disse que basta dar poder de polícia para que a guarda municipal seja a polícia comunitária, "que vai salvar a segurança pública do País".

O 4º secretário da Câmara, deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP), afirmou que os candidatos a Presidência da República precisam entender que 70% dos problemas de segurança nacional serão solucionados com a autonomia das guardas municipais. "A reivindicação não é da classe, mas da população dos municípios, que sente a possibilidade de ter segurança com a guarda municipal", afirmou Marquezelli.

Para o presidente da organização não-governamental Segurança Dá Vida e guarda metropolitano de São Paulo, Maurício Naval, a aprovação do projeto vai atestar que é possível ter segurança com guardas municipais. "Não é possível que, com a violência atual, os parlamentares não vejam a necessidade de aprovar a PEC."

Frente Parlamentar

O presidente da Frente Parlamentar Pró-Guardas Municipais, deputado Vicentinho (PT-SP), lembrou a necessidade de fortalecer a categoria no Congresso Nacional. Ele disse que a criação da frente serve para aprofundar o debate na Câmara. A frente foi criada no último dia 19, com a assinatura de 230 deputados.

Os deputados Colbert Martins (PMDB-BA), Lincoln Portela (PR-MG) e Carlos Sampaio (PSDB-SP) também discursaram a favor da proposta.

Pressões contrárias

Para Bismael de Morais, mestre em direito processual pela Universidade de São Paulo e ex-guarda civil, os guardas municipais não conseguem ampliar suas atribuições devido ao desconhecimento de seu trabalho pelos prefeitos e pela posição contrária das polícias militares estaduais.

"É doloroso quando o prefeito procura o policial militar para saber sobre questões de segurança", afirmou. Ele lembrou que o policiamento de rua em países como os Estados Unidos e a Espanha é de responsabilidade do município.

Morais disse que, na maioria dos municípios, os prefeitos colocam policiais militares para chefiar as guardas municipais. Ele lembrou que os guardas municipais deveriam proteger praças, praias e outros bens coletivos, além de serem responsáveis pelo trânsito, que é competência municipal. Segundo ele, porém, 90% dos prefeitos não delegam o cuidado com o trânsito urbano aos guardas municipais.

O evento de hoje foi solicitado pelo deputado Dr. Talmir (PV-SP) para ouvir as demandas dos guardas municipais e debater a reestruturação das funções da classe.

No dia 19 de maio, às 14h00 no salão nobre da câmara dos deputados em Brasília será lançada a FRENTE PARLAMENTAR PRÓ GUARDAS MUNICIPAIS.

Uma frente parlamentar é um grupo de deputados que tem sua atuação unificada em função de interesses comuns, independentemente do partido político a que pertençam.


Na Camara dos Deputados existem diversas frentes parlamentares em atividade. Dentre elas: Frente Parlamentar em Defesa dos policiais militares e bombeiros militares, Frente Parlamentar da Agropecuária – FPA, Frente Parlamentar em Defesa da Polícia Federal, Frente Parlamentar de apoio aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, entre outras. (http://www.camara.gov.br/internet/deputado/frentes.asp)

A FRENTE PARLAMENTAR PRÓ GUARDAS MUNICIPAIS foi proposta pelo Deputado Vicentinho (PT/SP) e conta com a participação de 216 deputados de todos os estados e de todos os partidos com representação na câmara dos deputados. Com a criação da frente as propostas de lei que permitem o avanço das Guardas Municipais ganham força para serem aprovadas. Por exemplo: para aprovar a PEC 534 são necessários 308 votos. Com 216 integrantes na frente teremos que buscar o voto de mais 92 deputados.

É muito importante a presença de muitos guardas no lançamento, por isso haverá caravana de diversos locais do país.

O SindGuardas-SP levará um ônibus que sairá de São Paulo no dia 18 de maio às 15h00, chegará em Brasília no dia 19 de manhã e retornará à noite. Se você quiser participar deste evento entre em contato com o Presidente Augusto (8132-3647) ou com o Diretor Clóvis (8132-4240) ou envie um e-mail para organizacao@sindguardas-sp.org.br para reservar o seu lugar.
INTEGRANTES DA FRENTE PARLAMENTAR PRÓ-GUARDAS MUNICIPAIS


NOME PARTIDO ESTADO

ACRE 04

Sérgio Petecão PMN AC

Gladson Cameli PP AC

Ilderlei Cordeiro PPS AC

Fernando Melo da Costa PT AC

ALAGOAS 04

Joaquim Beltrão PMDB AL

Mauricio Quintela PR AL

Carlos Alberto Canuto PSC AL

Augusto Faria PTB AL

AMAZONAS 02

Rebecca Garcia PP AM

Francisco Ednaldo Praciano PT AM

AMAPÁ 03

Evandro Milhomem PC do B AP

Sebastião Bala Rocha PDT AP

Antonio Feijão PTC AP

BAHIA 10

Severiano Alves PMDB BA

Veloso PMDB BA

Roberto Britto PP BA

Mauricio Trindade PR BA

Márcio Marinho PRB BA

Milton Barbosa PSC BA

Geraldo Simões de Oliveira PT BA

Joseph Wallace Faria Bandeira PT BA

Edgar Mão Branca PV BA

Luis Bassuma PV BA

CEARÁ 10

Mauro Benevides PMDB CE

Zé Gerardo PMDB CE

Gorete Pereira PR CE

Flávio Bezerra PRB CE

Ariosto Holanda PSB CE

Manoel Salviano PSDB CE

Antônio Eudes Xavier PT CE

José Airton Félix Cirilo da Silva PT CE

José Nobre Guimarães PT CE

Arnon Bezerra PTB CE

DISTRITO FEDERAL 04

Alberto Fraga DEM DF

Rodovalho PP DF

Laerte Bessa PSC DF

Geraldo Magela Pereira PT DF

ESPIRITO SANTO 04

Manato PDT ES

Lelo Coimbra PMDB ES

Capitão Assunção PSB ES

Iriny Nicolau Corres Lopes PT ES

GOIÁS 07

Leonardo Vilela PMDB GO

Luis Bitencourt PMDB GO

Pedro Chaves PMDB GO

Carlos Alberto Leréia PSDB GO

Professora Rachel Teixeira PSDB GO

José Tático PTB GO

Jovair Arantes PTB GO

MARANHÃO 09

Clóvis Fecury DEM MA

Flávio Dino PC do B MA

Julião Amim PDT MA

Davi Alves Silva Junior PR MA

Cleber Verde PRB MA

Dr. Ribamar Alves PSB MA

Domingos Francisco Dutra Filho PT MA

Bene Camacho PTB MA

Pedro Fernandes PTB MA

MINAS GERAIS 24

Vitor Penido DEM MG

Ademir Camilo PDT MG

Miguel Martini PHS MG

Leonardo Quintão PMDB MG

Maria Lucia Cardoso PMDB MG

Paulo Piau PMDB MG

Silas Brasileiro PMDB MG

Luiz Fernando PP MG

Geraldo Thadeu PPS MG

Bilac Pinto PR MG

Edmar Moreira PR MG

Jaime Martins PR MG

José Santana de Vasconcelos PR MG

Lincoln Portela PR MG

George Hilton PRB MG

Júlio Delgado PSB MG

Bonifácio Andrada PSDB MG

Rodrigo de Castro PSDB MG

Elismar Fernando Prado PT MG

Miguel Correa da Silva Júnior PT MG

Carlos Willian PTC MG

Antonio Roberto PV MG

Ciro Pedroso PV MG

MATO GROSSO DO SUL 04

Marçal Filho PMDB MS

Nelson Trad PMDB MS

Antonio Cruz PP MS

Antônio Carlos Biffi PT MS

MATO GROSSO 04

Eliene Lima PP MT

Homero Pereira PR MT

Valtemir Pereira PSB MT

Thelma de Oliveira PSDB MT

PARÁ 05

Alceni Guerra DEM PA

Zequinha Marinho PSC PA

Nilson Pinto PSDB PA

Zenaldo Coutinho PSDB PA

José Roberto Oliveira Faro PT PA

PARAÍBA 08

Efraim Filho DEM PB

Major Fábio DEM PB

Damião Feliciano PDT PB

Vital do Rego Filho PMDB PB

Wilson Braga PMDB PB

Wilson Santiago PMDB PB

Rômulo Gouveia PSDB PB

Arnaldo Abílio PTB PB

PERNAMBUCO 12

Paulo Rubem Santiago PDT PE


Edgar Moury PMDB PE


Raul Henry PMDB PE


Eduardo da Fonte PP PE


Raul Jungmann PPS PE


Marcos Antonio PRB PE


Fernando Coelho Filho PSB PE


Gonzaga Patriota PSB PE


Carlos Eduardo Cadoca PSC PE


Fernando Antônio do Nascimento PT PE


Charlos Lucena PTB PE


José Chaves PTB PE

PIAUÍ 04

Osmar Junior PC do B PI

Ciro Nogueira PP PI

Atila Lira PSB PI

Elizeu Aguiar PTB PI

PARANÁ 11

Eduardo Schiarra DEM PR

Wilson Picler PDT PR

Dilceu Sperafico PP PR

Nelson Meurer PP PR

Iris Simões PR PR

Ratinho Junior PSC PR

Takayama PSC PR

Gustavo Fruet PSDB PR

Urzeni Rocha PSDB PR

Assis Miguel do Couto PT PR

Alex Canziani PTB PR

RIO DE JANEIRO 11

Rogério Lisboa DEM RJ

Jair Bolsonaro PP RJ

Leandro Sampaio PPS RJ

Dr. Paulo César PR RJ

Neilton Mullim PR RJ

Eduardo Lopes PRB RJ

Filipe Pereira PSC RJ

Antônio Carlos Silva Biscaia PT RJ

Carlos Augusto Alves Santana PT RJ

Francisco José D´angelo Pinto PT RJ

Fernando Gonçalves PTB RJ

RIO GRANDE DO NORTE 01

Fábio Faria PMN RN

RONDONIA 04

Mauro Nazif PSB RO

Anselmo de Jesus Abreu PT RO

Eduardo Valverde Araújo Alves PT RO

Ernando Amorim PTB RO

RORAIMA 04

Francisco Rodrigues DEM RR

Marcio Junqueira DEM RR

Edio Lopes PMDB RR

Neudo Campos PP RR

RIO GRANDE DO SUL 11

Pompeo de Mattos PDT RS

Darcisio Perondi PMDB RS

Mendes Ribeiro Filho PMDB RS

Osvaldo Biolchi PMDB RS

Renato Molling PP RS

Beto Albuquerque PSB RS

Professor Rui Paulleti PSDB RS

Luciana Genro PSOL RS

Emilia Therezinha Xavier Fernandes PT RS

Fernando Stephan Marroni PT RS

Luiz Carlos Busato PTB RS

SANTA CATARINA 04

Celso Maldaner PMDB SC

Edinho Bez PMDB SC

Jorge Catarino Leonardeli Boeira PT SC

Jorge Catarino Leonardeli Boeira PT SC

SERGIPE 04

Jerônimo Reis DEM SE

Jackson Barreto PMDB SE

Valadares Filho PSB SE

Eduardo Amorim PSC SE

SÃO PAULO 27

Bispo Gê DEM SP

Guilherme Campos DEM SP

Walter Hioshi DEM SP

Fernando Chiarelli PDT SP

João Dado PDT SP

Francisco Rossi PMDB SP

Dr. Nechar PP SP

Arnaldo Jardim PPS SP

Antonio Bulhões PRB SP

Dr. Ubiali PSB SP

Márcio França PSB SP

Arnaldo Madeira PSDB SP

Julio Semeghini PSDB SP

Renato Amary PSDB SP

Silvio Torres PSDB SP

Vanderlei Macris PSDB SP

Cândido Elpídio de Souza Vaccarezza PT SP

Carlos Alberto Rolim Zarattini PT SP

Devanir Ribeiro PT SP

Jilmar Augustinho Tatto PT SP

João Paulo Cunha PT SP

José Eduardo Martins Cardozo PT SP

Vicente Paula da Silva PT SP

Arnaldo Faria de Sá PTB SP

Dr. Talmir PV SP

José Paulo Toffano PV SP

Roberto Santiago PV SP

TOCANTINS 01

Osvaldo Reis PMDB TO

Se o seu deputado não faz parte da FRENTE, entre em contato e cobre o posicionamento dele.

Fonte: Sindguardas-sp

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Fórum sobre a Importância das Guardas Municipais na Segurança Pública


                                                   VEJA A CARTA DE FRANCA 2010.



                                                           CARTA DE FRANCA

Os representantes das (12) doze cidades, sito: GM DE FRANCA, GM DE BEBEDOURO,GM DE GUAIRA, GM DE RIBEIRÃO PRETO, GM DE SÃO PAULO,GM DE ARARAQUARA, GM DE PEDREGULHO, GM DE SÃO JOÃO DA BARRA-RJ, GM DE PATROCINIO PAULISTA, GM DE BATATAIS, GM DE SANTO ANDRÉ, E O SINDICATO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE FRANCA E REGIÃO, na cidade de Franca em reunião ordinária da Associação das Guardas municipais do estado de São Paulo, resolveram e aprovaram a seguinte Carta, conforme segue:

Considerando a Constituição Federal de 1.988, em seu art. 144, § 8º, deixa claro que: “§ 8º Os Municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei;

Considerando que o crescimento das Guardas Municipais, é, hoje, de ponderável importância em face à crescente demanda social por segurança e complexidade do avanço tecnológico;

Considerando que as Guardas Municipais necessitam do amparo decisivo dos Chefes dos Executivos, dos Vereadores e de todas forças vivas das comunidades locais, bem como de todo o Parlamento Federal;

Considerando que, de acordo com a Constituição Federal, a melhor política, visando à afirmação sócio-profissional e emprego das Guardas Municipais de agir independentemente, eis que defensores da ordem e da tranqüilidade das populações a que servem por meio das quais, via Prefeitura Municipais, são pagas, assistidas, instruídas, equipadas, armadas, treinadas, recicladas e aperfeiçoadas;

Considerando, em conseqüência, que a tendência da municipalização dos serviços é a mais racional, ágil e eficiente no tocante ao atendimento da demanda desses serviços com eficácia e rapidez;

Considerando, que as Guardas Municipais há muitos anos vêm prestando serviços de cooperação na Segurança Pública, buscando a integração policial, sempre em benefício das populações;



          RESOLVEM POR UNANIMIDADE APROVAR O SEGUINTE:

1. Continuar a mobilizar todos os esforços, no sentido de promover e incentivar a opinião pública, as autoridades envolvidas, e de todos os parlamentares para a aprovação da PEC nº 534 A de 2002, ressaltando a importância das Guardas Municipais na manutenção da segurança pública, no âmbito dos seus respectivos municípios, com uma instituição moderna, preventiva e comunitária, inclusive dando continuidade ao “PROJETO UM MILHÃO DE ASSINATURAS”, e a organização da segunda Marcha Azul Marinho, conforme deliberado na Carta de 01 de maio de 2007, item 03;

2. Oficializar o site da AGMESP www.guardasmunicipaisbrasil.com.br, como instrumento de publicação dos trabalhos das Guardas, fórum permanente de debates, apresentação de documentos técnicos para servirem de consulta as Guardas e seus integrantes e outros objetivos de importância para as Guardas;

3. Declarar apoio total a Guarda Municipal de Franca, para a manutenção e continuidade de seus trabalhos e realizações, repudiando qualquer ato que pretenda encerrar suas atividades.

4. Ratificar as Cartas anteriores e alterações estatutárias, especialmente sobre os requisitos para a ocupação dos cargos de Diretoria e Presidente;

5. Informar e divulgar a próxima reunião da AGMESP que será realizada na cidade de Tatuí, em 09, 10 e 11 de junho, quando será realizado o V Congresso Brasileiro de Guardas Municipais.

6. Reconhecer a presença dos Nobres Deputados Federais , Arnaldo Faria de Sá e Dr. Ubiali, e do Deputado Estadual Gilson de Souza, dos Vereadores da Cidade de Franca que apoiaram a realização do evento e ainda do Presidente do sindicato dos servidores de Franca e região.

7. Divulgar esta Carta para todas as autoridades publicas e privadas em todas as esferas Municipais, Estaduais e Federal.





FRANCA, 22 de Março de 2010.





“SAUDAÇÕES EM AZUL MARINHO“

CARLOS ALEXANDRE BRAGA

PRESIDENTE DA AGMESP


PUBLICADA EM PLENÁRIO.

AGMESP




EVENTO DE GUARDAS MUNICIPAIS DE JUAZEIRO/BA SURPREENDE E PREFEITO ASSINA PORTE DE ARMAS PARA A GUARDA MUNICIPAL

Nesta semana, no dia 15, aconteceu na cidade de Juazeiro na Bahia, mais um grande e importante evento para as Guardas Municipais de todo o Brasil, principalmente para o estado da Bahia, visto que a cada dia as Guardas Municipais neste estado vem se destacando muito em relação as dos demais estados. Enquanto outros estados prepararam um ou dois eventos, a Bahis preparou só neste anos mais de cinco grandes eventos, demonstrando amadurecimento e crescimento intelectual para a categoria em geral.




No evento de Juazeiro, tivemos grandes avanços, além do alto nível dos palestrantes, como o Agente da Policia Federal Miguel, o Comandante Cruz da Guarda Municipal de Vinhedo, Dr. Bismael de Moraes, que também estará palestrando na Marcha Azul Marinho, Seminário de Guardas Municipais na segurança pública, em Brasília e outros palestrante que muito colaboraram com o evento que veio atingir um grande e surpreendente sucesso.



Muitas surpresas ocorreram, além da presença de parlamentar de Brasília, das várias autoridades, contamos também com mais de 500 pessoas presentes, onde o enfim o porte de armas da Guarda Municipal de Juazeiro foi assinado com a Policia Federal, pelo prefeito da cidade.



Em breve mais notícias, veja mais fotos no blogdonavalguardamunicipal

GM JUCEMIR ENTREGA A NAVAL, RESPOSTA DO MJ DE DOCUMENTO IMPORTANTE EM EVENTO EM JUAZEIRO NA BAHIA

             MINISTÉRIO DA JUSTIÇA


CONSELHO NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA



Esplanada dos Ministérios, Bloco T, Ministério da Justiça, Ed. Sede – Salão NegroFone: (61) 2025-9569 – FAX: (61) 2025-9050Brasília - DF CEP: 70064-900Ofício 073/2010/SE/CONASP/SENASP/MJ Brasília, 12 de maio de 2010Ao



Ilustríssimo Senhor

Jucemir Araujo dos Santos

Vice-Presidente da Associação dos Guardas Municipais de Feira de Santana



Assunto: Guardas Municipais



Prezado Senhor,É com grande satisfação que acusamos o recebimento da Carta dirigida ao Excelentíssimo Senhor Ministro de Estado da Justiça, Luiz Paulo Teles Ferreira Barreto. O Ministério da Justiça vem atuando de forma a reforçar o papel dos municípios para a segurança pública desde a criação do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), que prima pela orientação sistêmica e coordenada entre as políticas públicas desenvolvidas pela União, Estados e Municípios. Essa concepção se consolida com o Programa Nacional de Segurança com Cidadania (PRONASCI), que contempla atualmente 108 municípios, o Distrito Federal e 21 estados. O PRONASCI trata da segurança pública através da prevenção à criminalidade, aliada à repressão qualificada e à valorização profissional, de forma que os municípios e as guardas municipais possuem papel da mais alta relevância. Lembramos que a 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (1ª CONSEG), realizadaem agosto de 2009 com a participação de mais de 520 mil pessoas, reconheceu em seu resultado a importância das guardas municipais e da sua regulamentação através da diretriz 8: Regulamentar as Guardas Municipais como polícias municipais: definir suas atribuições constitucionais; regulamentar a categoria; garantir direitos estatutários, dentre eles



Page 2

jornada de trabalho, plano de carreira, aposentadoria, assistência física e mental, regime prisional diferenciado, programas habitacionais, seguro de vida, critérios do exame psicotécnico a cada quatro anos, concurso público, com exigência mínima de nível médio completo. Além disso, diversas foram as afirmações no resultado da 1ª CONSEG acerca da relevânciae da necessidade de regulamentação adequada para a atuação dos municípios.~

A participação das guardas municipais na elaboração da política nacional de segurança pública também é assegurada atualmente. O Conselho Nacional de Segurança Pública (CONASP) conta coma participação do Conselho Nacional das Guardas Municipais, da Frente Nacional de Prefeitos e dos Gabinetes de Gestão Integrada Municipais, que durante as reuniões apresentam a perspectiva dos municípios e das guardas municipais. Este tema foi inclusive pauta da 4ª Reunião Ordinária do CONASP, realizada nos dias 22 e 23 de abril.

Ressaltamos ainda a criação recente do Conselho Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Segurança (COMSEMS), que conta com o apoio do Ministério da Justiça. Desta forma, informo que estamos empenhados na busca pela regulamentação das atribuições e competências das guardas municipais e dos municípios na área da segurança pública, cujo reconhecimento é imprescindível, haja vista já ser realidade em centenas de municípios, embora ainda carente de regulamentação apropriada. Desde já, colocamo-nos à inteira disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.



Atenciosamente,

REGINA MARIA FILOMENA DE LUCA MIKI

Assessora Especial do Ministro de Estado da Justiça

Secretária Executiva do Conselho Nacional de Segurança Pública
- See more at: http://videoblogueiro.blogspot.com.br/2014/12/BarradeCarregamentodoYoutube.html#sthash.KTLWRnNp.dpuf