sábado, 30 de outubro de 2010

Guarda Municipal de Curitiba treina ações para a Copa



Treinamento de segurança foi realizado na Arena


Na manhã desta sexta-feira (29), 31 guardas municipais concluíram, com exercício prático na Arena da Baixada, o curso de Controle de Distúrbios Civis (CDC). Parceria da Secretaria Municipal de Defesa Social com o Exército, a atividade é direcionada justamente para situações de conflitos em estádios de futebol e outros eventos com grande público.



O curso iniciou na última segunda-feira (25) e, desde então, os guardas estavam confinados em treinamento no Quartel General do Pinheirinho. Comandados pelo chefe da seção de operações, tenente Inácio, logo no início da manhã os guardas conheceram as instalações do estádio – arquibancadas, vestiários, vias de acesso e de fuga.



Na sequência, os guardas simularam um possível confronto contra um grupo de torcedores “vândalos” nas arquibancadas. Cerca de 30 soldados fizeram o papel dos torcedores armados com bexigas com água. Desde o começo do ano, o Exército está colaborando com a preparação da Guarda para atuar no período do Mundial.



O major Edmar Cordeiro explica que este tipo de treinamento prioriza a proteção do patrimônio, autoridades e cidadãos. “Cada ação depende do tipo de transtorno. Por isso é importante que estes guardas estejam bem treinados e já preparados para lidar com situações extremas onde os cidadãos ordeiros precisam de proteção”.



Na segunda semana de novembro, outro grupo de guardas fará um treinamento com motocicletas, também voltado para atuação nos entornos dos estádios em dias de jogos.

Senasp abre vagas para GMN em Jornada Nacional de Direitos Humanos


Subcomandante de Instrução e Material GMN, Ariberto Araújo, ao lado de agentes do grupamento Ronda Ostensiva Municipal (Romu).







O Subcomando de Instrução e Material da Guarda Municipal do Natal (GMN) informou que se encontram abertas as inscrições para a Jornada Formativa de Direitos Humanos em Segurança Pública promovida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Para a GMN estão sendo disponibilizadas 30 vagas, sendo 10 agentes em cada um dos três ciclos da capacitação.



A programação segue um cronograma continuado durante o mês de novembro tendo a primeira turma instruções no período de 22 a 24, a segunda de 23 a 25 e a terceira de 24 a 26. O curso conta com uma carga horária de 24 horas e deve acontecer nos dois turnos (Matutino e Vespertino). Deve ser ainda fornecido aos participantes almoço e lanche no período de realização da capacitação.



A Jornada Formativa de Direitos Humanos vem sendo realizada nas várias capitais do país e busca inserir nos agentes públicos de segurança uma consciência cidadã na aplicação legal e humana dos procedimentos policiais.



Durante o curso os participantes vão debater e se aprofundar em temas como: A Visão Sistêmica da Produção da Violência; Polícia com Cidadania: Cidadãos Cuidando de Cidadãos; Memória Histórica da Segurança Pública Brasileira; Agenda Contemporânea da Segurança Pública Brasileira; Qualidade de Vida na Segurança Pública e outros temas.



De acordo com o subcomandante de Instrução e Material da GMN, Ariberto Araújo, a capacitação traz para a corporação um conhecimento aprofundado da história dos direitos humanos no mundo, focalizando os procedimentos e ações modernas desenvolvidas atualmente no país.



“É mais uma oportunidade de ampliar a formação e qualificação dos nossos agentes, o que vai refletir na boa prestação do serviço a sociedade”, assegurou o subcomandante Ariberto.



Durante a realização da Jornada Nacional de Direitos Humanos os agentes participantes vão ser dispensados das escalas operacionais. As inscrições podem ser realizadas no setor de Instrução e Material da GMN através do fone: (84) 8866-5482.





Texto: Assecom GMN.Contato: assecomgmn@hotmail.com

Postado por Guarda Municipal do Natal às 09:19

Comandante do policiamento da Capital visita Guarda Municipal de Goiânia.


Comandante do policiamento da Capital visita Guarda Municipal





O comandante do Policiamento da Capital, coronel Júlio César Mota, visita amanhã às 8 horas, o Quartel da Guarda Municipal de Goiânia, na Vila Aurora. O encontro tem como objetivo o estreitamento das relações institucionais das duas corporações. A visita vai contar com a apresentação da tropa e da equipe administrativa ao comandante do CPC, do hasteamento do Pavilhão Nacional e execução do Hino Nacional feito pela Banda de Música da Guarda Municipal. Na ocasião vão ser apresentados à tropa os atletas ganhadores da Corrida Meia Maratona de Goiânia e do Torneio de Futebol, V Campeonato Municipal Master – 2010, além do artilheiro do campeonato.

Mais informações: (62) 3201-1460.





Goiás agora.

domingo, 24 de outubro de 2010

2º ciclo do curso de Aperfeiçoamento de Guardas Municipais inicia segunda-feira

O 2º ciclo do Curso de Aperfeiçoamento de Guardas Municipais objetivando a regularização do porte de arma institucional da Guarda Municipal do Natal (GMN) vai iniciar na próxima segunda-feira (25). As instruções vão ser ministradas pela Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PM-RN) na Academia Militar Cel. Milton Freire nos turnos matutino e vespertino.




Serão formados mais 100 agentes que passaram pela avaliação psicológica realizada por profissional credenciada ao Departamento de Polícia Federal do RN. Esses guardas foram considerados aptos psicologicamente para o porte e uso de arma de fogo e devem permanecer fora das escalas de serviço operacional durante toda a capacitação.



O curso conta com uma carga horária de 100 horas abordando uma grade curricular composta por instruções teórica e prática, versando sobre as temáticas de Legislação Penal, Processual e Especial; Uso Progressivo da Força; Emprego de Armamento Letal e Não Letal; Tiro Prático Defensivo e Estatuto da Guarda Municipal do Natal. Vão ser realizados cinco ciclos de treinamento para habilitar toda a corporação.



Segundo o comandante geral da GMN, Edivan Bezerra Costa, a intenção do comando é habilitar o mais rápido possível um pelotão para iniciar o trabalho armado, enquanto o restante da tropa segue a capacitação nos próximos ciclos.



“Assim que estivermos com um grupo regularizado dentro dos moldes exigidos pelo Estatuto do Desarmamento vamos solicitar ao Departamento de Polícia Federal a liberação do porte de arma institucional. Iremos contar com a sensibilidade da PF para que nossos serviços de segurança sejam retomados em sua plenitude”, alegou o comandante Edivan.



A Guarda Municipal do Natal (GMN) conta com um efetivo de 525 homens, sendo que 100 já passaram pelo curso de Aperfeiçoamento e 50 realizaram a prática de tiro, onde cada agente efetuou cerca de 80 disparos com revólver calibre 38. A prefeitura do Natal deve efetuar nos próximos dias a compra de munição trainee para que o restante da tropa realize o adestramento de tiro.





Texto: Assecom GMN.Contato: assecomgmn@hotmail.com

"Guardas municipais devem zelar pela segurança pública, por ser dever de ofício "parte II.

Sites ligados a divulgação das atividades das guardas municipais de todo o país repercutiram a decisão do ministro do Supremo Tribunal de Justiça (STF), Marco Aurélio Melo, em julgamento de habeas corpus quando afirma que: “Guardas municipais devem zelar pela segurança pública, por ser dever de ofício”.



A assertiva fornece força ao movimento nacional encampado pela categoria, que busca a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 534/2002, que define competências e a criação de guardas municipais pelas prefeituras. O texto da PEC altera o artigo 144 da Constituição Federal assegurando aos municípios o direito de constituir guardas municipais destinadas à proteção de suas populações, de seus bens, serviços, instalações e logradouros públicos municipais, conforme dispuser lei federal.



Nesse sentido, a inclusão dos municípios no sistema de segurança pública concorrerá para o aumento de pessoal e de recursos materiais e orçamentários para o desenvolvimento das ações necessárias para a efetiva redução da criminalidade e para o aumento da qualidade do serviço e do nível de segurança oferecidos à população.



O processo com parecer na íntegra do ministro Marco Aurélio Mello pode ser acessado no link: Decisão do STF

MINISTRO DO STF MARCO AURÉLIO DE MELLO DIZ QUE SEGURANÇA PÚBLICA É DEVER DE OFÍCIO DE GUARDAS MUNICIPAIS,

Zelar pela manutenção da SEGURANÇA PÚBLICA, segundo douto entendimento do Ministro Marco Aurélio de Mello do STJ é DEVER DE OFÍCIO de GUARDAS MUNICIPAIS, observem a íntegra da REJEIÇÃO DE HABEAS CORPUS para Guardas Municipais e Policiais Militares envolvidos em prática criminosa.




RHC 89137 / SP - SÃO PAULO



RECURSO EM HABEAS CORPUS

Relator(a): Min. CARLOS BRITTO

Julgamento: 20/03/2007 Órgão Julgador: Primeira Turma



Publicação

DJe-047 DIVULG 28-06-2007 PUBLIC 29-06-2007

DJ 29-06-2007 PP-00059

EMENT VOL-02282-06 PP-01165



Parte(s)

RECTE.(S) : MARCELO DIAS

ADV.(A/S) : CLÁUDIO AMAURI BÁRRIOS E OUTRO(A/S)

RECDO.(A/S) : MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL



Ementa



EMENTA: RECURSO ORDINÁRIO EM HABEAS CORPUS. NÃO-CONHECIMENTO, PELO TRIBUNAL ESTADUAL, DE RAZÕES RECURSAIS COMPLEMENTARES. SUPRESSÃO DOS NOMES DE TESTEMUNHAS AMEAÇADAS OU COAGIDAS. ALEGAÇÃO DE VIOLAÇÃO AOS PRINCÍPIOS DO CONTRADITÓRIO E DA AMPLA DEFESA. A desídia da defesa no manejo do recurso em sentido estrito não é de ser reconhecida como violação ao princípio da ampla defesa. Legal a determinação de omissão dos nomes das testemunhas na denúncia e no libelo-crime. Tal ato não esbarra nas garantias constitucionais, mormente quando aos advogados dos réus foi permitida a participação na inquirição das testemunhas. Processo-crime que apura suposta quadrilha de Guardas Municipais e policiais militares. Fundada a necessidade de proteger aqueles que podem ajudar a esclarecer os graves fatos increpados aos que deveriam zelar pela segurança pública, por ser esse o seu próprio dever de ofício (artigo 144 da Constituição Federal). Recurso improvido.



Decisão:



Por maioria de votos, a Turma negou provimento ao



recurso ordinário em habeas corpus; vencido, em parte, o Ministro



Marco Aurélio, que lhe dava parcial provimento, nos termos de seu



voto.



DECISÃO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL



No douto entendimento do Ministro Marco Aurélio de Mello, Guardas Municipais devem ZELAR PELA SEGURANÇA PÚBLICA, por ser DEVER DE OFÍCIO.

Fonte: http://gcmcotiags.blogspot.com

domingo, 17 de outubro de 2010

GM- GARANHUNS_PE










Bom dia a todos que acreditam nas Guardas Municipais.
 Bom passei uns dias sem postar aqui no blog, mais estou de volta  guerreiros  de sangue azul!

Prefeitura de Natal assina convênio para Gabinete de Gestão Integrada


Prefeita Micarla de Sousa no ato da assinatura do convênio em Brasília




A prefeita do Natal, Micarla de Sousa, assinou na tarde desta sexta-feira (15), no Ministério da Justiça, em Brasília, convênio para instalação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), uma ação conjunta com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), dentro do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).



Além da chefe do executivo municipal natalense, também participaram da assinatura do convênio prefeitos de outros 19 municípios brasileiros; o titular da Senasp, Ricardo Balestreri; o secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Sérgio Leocádio; e o líder da prefeita na Câmara Municipal de Natal, vereador Enildo Alves.



O objetivo do GGIM é fortalecer as ações de repressão e prevenção na área de segurança pública nos municípios, por meio de um trabalho conjunto entre as diversas forças dos governos federal, estadual e municipal, dentre as quais as polícias Civil, Militar, Federal, Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e representantes da sociedade civil.



Equipes multidisciplinares atuarão no Pronasci (assistentes sociais, psicólogos, educadores, pedagogos) para fomentar os GGIs de informações e identificar os projetos do Pronasci que podem ser implementados.



Execução



Os convênios serão executados com recursos do Pronasci. Os gabinetes de gestão integrada municipais congregam uma série de ações. No programa, as políticas de segurança estão articuladas com as demais áreas, tais como educação, saúde, cultura e planejamento urbano, especialmente nos municípios. Entre as iniciativas estão o policiamento comunitário, vídeo-monitoramento e iniciativas sociais voltadas para a comunidade.



“Estou muito satisfeita com o resultado alcançado na tarde desta sexta-feira em Brasília, pois é fruto de cerca de um ano de articulação entre a Semdes e o Ministério da Justiça, o que proporcionará a melhoria nos índices da segurança pública em nossa cidade”, destacou a prefeita do Natal, Micarla de Sousa.



O titular da Semdes, Sérgio Leocádio, disse que um dos primeiros projetos a serem implementados através do GGIM de Natal é a instalação de câmeras de vídeo-monitoramento no bairro do Alecrim. “Escolhemos o bairro como modelo, inicialmente por ter uma população circulante de cerca de 100 mil pessoas por dia, que ou moram ou trabalham no bairro, e porque possui um histórico de violência, notadamente nas paradas de ônibus, quando os comerciários deixam seus trabalhos no final da tarde e início da noite”, explicou.



Após a assinatura do convênio, a prefeita Micarla de Sousa informou que além do Alecrim, que receberá um total de 30 câmeras, também pretende ampliar a instalação dos aparelhos de vídeo-monitoramento para o bairro de Felipe Camarão e as comunidades da zona Norte da capital potiguar.



O secretário da Semdes disse ainda que o GGIM já está trabalhando em Natal. “Inclusive, teremos uma reunião na próxima terça-feira (19), com a presença da prefeita Micarla de Sousa, na qual discutiremos o andamento de nossas ações”, informou Sérgio Leocádio.



Cidades beneficiadas



Assinaram o convênio do GGIM nesta sexta-feira, em Brasília, as seguintes cidades: Manaus (AM), Belém (PA), Palmas (TO), Camaragibe (PE), Natal (RN), Nossa Senhora do Socorro (SE), Marica e Macaé (RJ), Sumaré, Guararema, Suzano, Estância Hidromineral de Poá, Itaquaquecetuba, Guarujá e São Carlos (SP), Almirante Tamandaré, Foz do Iguaçu, Fazenda Rio Grande e São José dos Pinhais (PR) e Pelotas e Rio Grande (RS).



Pronasci



Criado em 2007, o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) inova ao articular as políticas públicas de segurança com programas sociais. Prioriza ações preventivas, o apoio das comunidades para o combate à violência, a reestruturação penitenciária e a valorização dos profissionais de segurança. São mais de 90 iniciativas para prevenir e reprimir a violência.



O Programa é considerado um modelo mundial de política pública de segurança contra a criminalidade, segundo a Declaração de Genebra sobre Violência Armada e Desenvolvimento. Foi criado para diminuir a criminalidade nas regiões mais violentas do país. Atualmente, está presente em 25 estados e no Distrito Federal em 174 municípios e 4 consórcios.





Fonte: Assecom PMN.

GCM passa por curso tático de utilização de escudo em Porto Feliz

Treinamento simulou atividades reais.

AI/ Porto Feliz




O treinamento foi conduzido pela Equipe Tática da Segurança do Estado da Administração Penitenciária, Grupo de Intervenção rápida (GIR)

Mais uma parte da corporação da Guarda Civil Municipal (GCM) e membros do Corpo de Bombeiros de Porto feliz, participaram de um curso de treinamento tático, no dia 28 de setembro, no Centro de Educação Ambiental.

O treinamento foi conduzido pela Equipe Tática da Segurança do Estado da Administração Penitenciária, Grupo de Intervenção rápida (GIR), que apresentou aos participantes várias simulações bem aproximadas da realidade, como ataques de pedra e rojão. Simularam também tumultos em manifestações.

O Comandante da GCM, Pedro Ernesto Segura, comentou a importância dos cursos. “É muito importante que nossos guardas passem por treinamentos de forma constante porque isso fortifica a corporação. Vamos estender o curso para toda a instituição”, disse.

Ocorrencias da Guarda Municipal de Jardim do Seridó-RN















1- Vias de Fato e lesão Corporal: 09/10-4 jovens se envolvem em vias de fato no ponto turístico da cidade conhecido como "Canal" ,de onde saem e continuam a briga em via pública,sendo que um deles é ferido na cabeça por objeto contundente.A Ronda Ostensiva estava em Patrulhamento,com motos, pelo Património Público quando se deparam apenas com dois deles,um com uma pedra na mão e outro com gargalo de garrafa,procurando os outros rivais que já haviam se evadido.São abordados e revistados,largando os "armas" ao chão,perguntado se querem registrar um BO ,já que um deles fora lesionado,respondem negativamente,pedido apoio a PM para direciona-los ao hospital em VTR, se negam , então são liberados.



2-Tentativa de Agressão-a)11/10-No campeonato Interescolar Municipal de Futsal ,um time inteiro tenta agredir o arbitro da partida ,tendo como causa a expulsão de um atleta,a equipe da GMJS que fazia a segurança do evento tem de entrar as pressas para salvaguardar a integridade do juiz,que após tudo se recompõe e reinicia a partida

.

b)13/10-Na final do referido Campeonato, a equipe derrotada tenta tumultuar ao fim da partida, iniciando uma confusão com os atletas vencedores.A GMJS estava postos e debela o que poderia configurar numa briga generalizada.



Fonte:Direção-Geral da GMJS.

Santo André/SP oferece 100 vagas na Guarda Municipal.

São oferecidas 100 vagas de guarda municipal – 3ª classe, destinadas a homens que tenham idade mínima de 21 anos e ensino médio completo. A carga horária de trabalho é de 40 horas semanais, de segunda a domingo, em regime de escala. O salário destes profissionais é de R$ 1.036,07. O processo seletivo é formado por etapa de prova objetiva composta por 50 questões e por exame de aptidão física. As datas para estas etapas ainda não foram definidas e devem ser divulgadas em edital de convocação, publicado pela organizadora do certame. As inscrições podem ser realizadas até o dia 28 de outubro por meio do site www.ibamsp-concursos.org.br. O valor da participação é R$ 38. Leia mais: http://jcconcursos.uol.com.br/Concursos/Noticiario/concurso-santo-andre-sp-edital-30383



São oferecidas 100 vagas de guarda municipal – 3ª classe, destinadas a homens que tenham idade mínima de 21 anos e ensino médio completo. A carga horária de trabalho é de 40 horas semanais, de segunda a domingo, em regime de escala. O salário destes profissionais é de R$ 1.036,07. O processo seletivo é formado por etapa de prova objetiva composta por 50 questões e por exame de aptidão física. As datas para estas etapas ainda não foram definidas e devem ser divulgadas em edital de convocação, publicado pela organizadora do certame. As inscrições podem ser realizadas até o dia 28 de outubro por meio do site www.ibamsp-concursos.org.br. O valor da participação é R$ 38. Leia mais: http://jcconcursos.uol.com.br/Concursos/Noticiario/concurso-santo-andre-sp-edital-30383.



Fonte: Curso Certo.

Sarandi-PR, terá Guarda Municipal armada

A Prefeitura de Sarandi vai implantar em 2011 uma guarda municipal armada. O projeto de lei, encaminhado à Câmara, prevê a contraração de 18 guardas municipais no ano que vem. Cada um terá uma pistola .40. O objetivo da guarda será apoiar a Polícia Militar no combate ao crime.

"Tem que ser uma guarda municipal armada. Porque se fosse desarmada, igual em Maringá, seriam vigias e não guardas", diz o prefeito Carlos de Paula. Ainda em comparação com a cidade vizinha, ele diz que ao contrário de Maringá a principal função dos guardas será de proteger a população, e não os prédios públicos. "A função de nossa sguarda será de dar segurança ao povo".

O prefeito diz que o orçamento municipal de 2011 contará com R$ 450 mil destinados à implantação da guarda.

De paula diz que os guardas só receberão as armas após receber treinamento da PM. "Ninguém vai sair armado sem estar preparado", diz. A ideia de criar uma guarda armada partiu por conta do efetivo da PM na cidade, estimado pelo prefeito em 27 homens - nunca em atividade ao mesmo tempo, mas divididos em turnos.

Segundo o comando da PM em Sarandi, a cidade registra cerca de 400 ocorrências policiais por mês. "Com o atualefetivo, o atendimento a todas essas ocorrências não é satisfatório", admite o tenente Joel Guerreiro, da PM de Sarandi.

A assinatura do decreto que transformou o Pelotão de Sarandi em Companhia subordinada ao 4º Batalhão, de Maringá, nesta quarta-feira (13), criou a possibilidade de triplicar o atual efetivo da PM na cidade. A sede da Companhia será em um terreno de 6 mil metros quadrados, no Conjunto Mutirão. Ainda não há data prevista para a contratação do reforço.



O Diário .com

Comando GMN participa de reunião no gabinete civil da prefeitura.

Comandante Geral da GMN, Edivan Bezerra Costa, participou da reunião




O comandante Geral da Guarda Municipal do Natal (GMN), Edivan Bezerra Costa, participou na manhã da quarta-feira (13) de uma reunião administrativa no Gabinete Civil da Prefeitura do Natal. No momento estiveram presentes o chefe do gabinete civil, Kalazans Bezerra, o titular da secretaria municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Sérgio Leocádio, e representantes do Sindguardas-RN.



No encontro foram discutidas algumas pendências no processo de regularização do porte de arma de fogo da GMN, como também aquisição de novo uniforme e liberação das viaturas locadas pela prefeitura.



Segundo informações concedidas pelo subcomandante de Segurança da GMN, Izaac José Duarte, todos os itens questionados tiveram resposta do poder Executivo. No primeiro deles que trata do reinício do curso de capacitação foi informado que o Exército Brasileiro já autorizou a compra da munição trainee para dar prosseguimento ao curso. A compra do equipamento vai ser realizada sem a necessidade de licitação, já que a única empresa que fornece as munições é a Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC).



“A chefia do gabinete civil da prefeitura vai ter uma reunião na próxima segunda-feira (18) com o comandante Geral da Polícia Militar, Cel. Araújo, para dar encaminhamento ao convênio de aperfeiçoamento dos guardas municipais do Natal”, assegurou o subcomandante Duarte.



Outro ponto confirmado foi à incorporação de mais três psicólogas para conceder maior celeridade ao processo de emissão dos laudos técnicos de portabilidade e uso de arma de fogo por parte dos agentes da GMN. Também foi assegurada na próxima segunda-feira (18) a liberação de quatro viaturas para reforça as ações de patrulhamento. Já no tocante a aquisição de fardamento deve-se abrir edital de licitação para realização da compra.



O titular da Semdes, Sérgio Leocádio, informou ainda que vai viajar essa semana à Brasília com o objetivo de buscar junto ao Ministério da Justiça e Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) novos equipamentos para aparelhamento da corporação. Vão ser solicitados pistolas Taser, coletes balísticos, algemas, espargidores de gás pimenta e tonfas.



Segundo o comandante Geral da GMN, Edivan Bezerra Costa, caso as decisões sejam efetivadas a instituição vai poder trabalhar com maior dignidade e condições estruturais favoráveis.



“É preciso celeridade no processo de regularização do porte de arma, pois esse é um fator fundamental para fornecer condições à realização de um trabalho de qualidade cobrado por todos a GMN”, finalizou o comandante Edivan.

“Guarda Municipal de Uberaba tem poder de polícia”, afirma secretário.

Na sessão ordinária desta última quinta-feira (7), o vereador Carlos Alberto de Godoy questionou o trabalho da Guarda Municipal, pois segundo informações, a guarda havia agido de forma grosseira com um motorista, que havia estacionado em ponto irregular.


O secretário de Trânsito, Ricardo Sarmento, disse que os membros da GM são muito educados, e mesmo sendo um guarda desarmado autua com toda educação que o cidadão merece.

A lei complementar Nº 183, que dispõe sobre a criação da Guarda Municipal no Município de Uberaba, foi aprovado no ano 2000. Ela estabelece normas e o real trabalho da guarda no município. Segundo a lei, cabe a GM a fiscalização do trânsito, a proteção e a vigilância dos bens, serviços e instalações municipais e a colaboração na segurança pública. "No início, a guarda foi criada para proteger o patrimônio público, mas com adventos de novas funções, começou a atuar como agente de trânsito", informa o secretário.

Segundo Sarmento, com esta atribuição de agente de trânsito, a GM pode fazer tudo o que permite o Código de Trânsito Brasileiro, tendo o papel de fiscalizar, orientar e principalmente dar fluidez no trânsito. "A GM tem o poder de polícia, atribuído constitucionalmente, podendo multar e pedir a remoção do veículo", explica.

Já em relação ao uso de arma de fogo, segundo o secretário o uso deste artifício para segurança a guarda não irá possuir, mas adiante que está sendo adquirido, através de convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública, armas não letais chamadas "taiser", de controle de multidão, uma arma elétrica que em momento de confusão poderá ser usado. As armas devem ser liberadas ainda nesta quinzena. Atualmente os instrumentos de defesa são um bastão e um par de algemas, "sendo autorizado o uso em caso de situação de infração".

Entretanto, vale lembrar que a lei que institui a GM, foi alterada no ano de 2004, em que a Guarda Municipal poderá ter porte de arma de fogo quando em serviço e a critério do Comando da Corporação.

O secretário comentou ainda do novo processo seletivo que será realizado pela Prefeitura Municipal. Segundo ele, para os agentes da guarda terá um concurso público e processo seletivo para 20 guardas, não sendo funcionários públicos, que serão contratados, de forma emergencial até que seja realizado o concurso. O secretário aproveitou ainda para esclarecer sobre a exigência no edital do concurso, para carteira de motorista A e B. "Aqui o guarda pode dirigir um veículo de quatro rodas ou de duas, por isso da exigência das duas modalidades de habilitação", explica.





Jornal de Uberaba

Novo método de assalto não funciona em São Miguel. dos Campos -AL

Homens do Pelotão de Operações Especiais – Pelopes, juntamente com agentes da Guarda Municipal de São Miguel dos Campos, foram acionados no final da tarde desta sexta-feira (08) para atender um caso inusitado de assalto na cidade.


Funcionários da Menor Preço Farma, drogaria localizada no centro da cidade foram surpreendidos por um jovem, identificado por Wellington Ferreira, 23 anos, segundo ele, residente no Distrito de Luziápolis, município de Campos Alegre. Wellington tentou “assaltar” a drogaria, juntamente com um comparsa “via ligação telefônica”.

A funcionária, caixa do estabelecimento, contou que o acusado chegou ao local solicitando créditos para celular. “Ele pediu cinco recargas, a principio eu não desconfie de nada, só depois que ele recebeu a primeira recarga e usou pediu mais quatro, eu disse que só daria depois que ele pagasse à primeira, daí ele começou as ameaças”, contou.

Nervoso, o suposto assaltante tentou intimidar a funcionária que se negou a entregar mais recargas. “Ele ligou para alguém e começou a me intimidar”, relatou a caixa, que imediatamente chamou o gerente do estabelecimento. “Isso é um assalto, entregue os créditos de celular pra ele e todo o dinheiro do caixa, que tem um revólver apontado na sua direção”, falou o outro elemento por telefone, ao gerente do estabelecimento.

Atônitos, os funcionários acionaram a polícia que em poucos minutos chegou ao local.

Abordado, o acusado não quis identificar seu parceiro de crime. “Ele será encaminhado à delegacia para prestar esclarecimentos e possivelmente será enquadrado por tentativa de assalto e ameaça”, esclareceu o tenente Ribeiro, no comando do Pelopes.

Ainda no interior da drogaria uma cliente identificou o acusado. “Ele é assaltante e já foi preso por não pagar pensão alimentícia”, falou a cliente.

Wellington foi encaminhado a Delegacia Regional de São Miguel dos Campos onde em depoimento disse à polícia que os créditos seriam usados em uma promoção que ele havia ganhado de um programa de televisão.

Guarda Municipal de Resende -RJ ganha novas viaturas




RESENDE-RJ


Há mais de uma semana, a Guarda Municipal conta com três viaturas

zero quilômetro. De acordo com a Assessoria de Comunicação da

prefeitura, as viaturas foram adquiridas com recursos próprios na

Concessionária Ciac Automóveis, que venceu o processo licitatório

para a aquisição dos veículos no valor de R$ 30 mil cada. No total,

um investimento de R$ 90 mil.

Segundo o comandante da corporação, Ismar Costa da Silva, há sete

anos a Guarda Municipal não renovava sua frota, composta atualmente

por oito viaturas, sendo que quatro encontram-se na oficina para

reparos e as outras são utilizadas nos serviços de patrulhamento ambiental,

vigilância do trânsito e rondas pelas repartições públicas.

Ainda conforme o comandante, nos últimos meses a

corporação recebeu 18 computadores novos, além de

mobiliários e um data show para ser usado em palestras

e treinamentos do efetivo. No município, existe um efetivo

de 145 guardas municipais, além de 150 vigias que atuam

na segurança do patrimônio público.

Atualmente, 40 guardas participam de uma capacitação em

Prevenção ao uso de drogas, promovido pelo governo

municipal e pelo Conselho Municipal de Avaliação e

Acompanhamento do Prêmio Prefeito Amigo da Criança.

Ainda sem data prevista, uma segunda turma de agentes

participará do curso de capacitação para o uso de arma

de fogo, ministrado pela Polícia Federal que inclui

aulas de prática de tiro e teste psicotécnico.

Vinte guardas municipais já concluíram o curso,

com duração de três meses, no final do mês passado.

Neste mês, 24 guardas realizarão um curso de

Direção Defensiva através do Serviço Nacional

de Aprendizagem Industrial (Senai).





Jornal A voz da cidade.


- See more at: http://videoblogueiro.blogspot.com.br/2014/12/BarradeCarregamentodoYoutube.html#sthash.KTLWRnNp.dpuf