segunda-feira, 23 de julho de 2012

Agentes de trânsito da CTTU vão andar armados

                              

 


Foto: Helia Scheppa/JC Imagem
A autorização para que a guarda municipal do Recife volte a utilizar arma de fogo vai beneficiar os agentes de trânsito da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). Como fazem parte do corpo da guarda, os agentes terão o mesmo direito dos guardas patrimoniais e da brigada ambiental. A possibilidade de voltar a ter uma arma na cintura deverá impor mais respeito perante os motoristas, principalmente nos tempos atuais, onde no lugar de condutores nos encontramos verdadeiras feras ao volante. Não é à toa que, desde sua criação, em 2003, a CTTU já teve pelo menos três agentes baleados por condutores multados ou quase autuados. Nesta quinta-feira, às 11h, convênio entre a Polícia Federal e a Prefeitura do Recife será assinado para o uso da arma.
Muitos leitores devem estar pensando que, com o porte de arma, agora é que ninguém segura a arrogância e os abusos dos agentes de trânsito. Não vou entrar nessa discussão. Até porque, para muitos motoristas, especialmente aqueles que adoram desrespeitar as regras de trânsito, existe uma indústria de multas. Para quem vive o trânsito, há é uma indústria de infrações praticada livremente por muitos da população. O fato é que, o agente de trânsito é autoridade e merece respeito. Com a arma na cintura ele se sentirá mais seguro. Veja o exemplo dos policiais militares que atuam no trânsito, como os do BPTran e BPRv. Eles impõem muito mais respeito aos condutores.
O comandante da Guarda Municipal do Recife, Flávio Romárico, confirma esse raciocínio. “Nos tempos atuais, a arma é fundamental para os profissionais que lidam com a segurança pública. Isso é fato. A arma é um mecanismo de segurança importante. Tanto para o guarda patrimonial, quanto para o da brigada ambiental e o que atua no trânsito. Temos inúmeros casos de agentes que sofrem intimidação de motoristas e tivemos exemplos de agressão física e até mortes”, defende.
O uso da arma, entretanto, não será imediata. Os guardas municipais terão que passar por uma preparação física, técnica e psicológica para portar a arma. “O porte é institucional, assim como acontece com a Polícia Militar. Todos os guardas municipais serão capacitados para portar e usar armas de fogo, independente da função em que ele vá atuar na instituição”, explica Flávio Romárico. O curso tem que ser ministrado por instrutores credenciados pela PF. Depois de aprenderem a atirar e portar uma arma, os profissionais serão submetidos a avaliações psicológicas. Atualmente, a Guarda Municipal do Recife possui 982 homens, sendo que 392 atuam como agentes de trânsito. Outros 200 guardas aguardam para serem nomeados desde 2011 e mais 200 foram aprovados em concuros, devendo começar a trabalhar até o fim de maio.

Postado por Roberta Soares

sexta-feira, 13 de julho de 2012

VÍDEO MOTIVACIONAL DA GUARDA CIVIL DE SP PARA TODAS AS GUARDAS DO BRASIL

GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS DE ARTUR NOGUEIRA, COSMÓPOLIS E HOLAMBRA, COM O APOIO DA PM ATUAM EM CONTROLE DE DISTÚRBIO NA "FESTANÇA JULINA"

 
Instituições unidas tem mais força...

Guardas Municipais terão cadeia exclusiva em Campinas

Atualmente, GMs condenados vão para presídios comuns

O prefeito de Campinas, Pedro Serafim (PDT), sancionou ontem lei que autoriza em Campinas a construção de uma cadeia especial para guardas municipais. O presídio exclusivo seria utilizado por todos os guardas municipais da RMC (Região Metropolitana de Campinas).
Segundo o autor do projeto de lei, o vereador Rafael Zimbaldi (PP), os guardas que são presos são encaminhados para os presídios comuns. Zimbaldi disse que três GMs estão presos em penitenciárias da RMC.
“Os policiais militares e civis têm direito a prisão em presídio especial. Quando há manifestações dentro nas cadeias, esses GMs presos são utilizados como reféns. A construção de uma cadeia especial foi pedia pela própria categoria”, explicou o vereador.
Em Campinas, foram exonerados desde a criação da Guarda Municipal quatro GMs, sendo que dois deles foram recontratados por meio de medida juciail. De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança Pública, as demissões ocorreram por “condutas indevidas” – que podem ser avaliadas como, por exemplo, embriaguez durante o expediente.
Há várias sindicâncias, mas a secretaria não tinha um levantamento sobre o número dos processos administrativos. A construção do presídio, porém, deve ser mantida por meio de um convênio com o governo do Estado. Segundo Zimbaldi, o prédio deve ser utilizado por GMs em prisão temporária ou provisória. Neste caso, podem ser incluídos os que podem ser presos por dívida de pensão alimentícia.
O presídio terá de ter corpo administrativo, manutenção, ambulatório médico, alimentação e infraestrutura necessária para manter o local, e sua segurança será feita por GMs.

homenageado em Los Angeles

Entre os dias 15 e 20 de Julho de 2012 o GCM de Primeira Classe Marcio Ribeiro, mais conhecido como Sargento do Chips, atualmente lotado na Inspetoria da Freguesia do Ó/Brasilândia, foi indicado pela Escola de Polícia de Los Angeles - LASPD, para a Conferência que se realiza a cada 02 anos sobre os mais diversos assuntos das polícias dos Estados Unidos e Canadá, desde o uso de armas de fogo até violência sexual com crianças. O evento será realizado no Perpermill Hotel Casino - Reno, no Estado Norte Americano de Nevada, Ribeiro terá auxilio das despesas pagas pelas Autoridades Americanas, na renúncia do valor da conferência como também em transportes e alimentação.




                   GCM Marcio Ribeiro com o modelo do novo uniforme GCM

Edital de abertura de concurso da Guarda Municipal de Londrina é publicado

A prefeitura de Londrina publicou nesta terça-feira (10), na edição 1.913 do Jornal Oficial do Município, o edital de abertura do concurso público que vai selecionar 100 novos guardas municipais, de forma imediata, e mais 200 candidatos a serem chamados ao longo de 2013.
As inscrições no valor de R$ 34,00 serão abertas nesta sexta-feira (13) e vão até o dia 10 de agosto. A prova acontece no dia 26 de setembro.
De acordo com secretário municipal de Gestão Pública, Fábio Reali, a prefeitura será responsável por toda organização da prova.
"Estamos retomando uma atribuição de nossa competência, que já existia no passado e se perdeu. A terceirização só acontecerá em último caso, o que significa mais economia aos cofres do município e credibilidade durante todas as etapas do processo", afirmou.


Reali destacou a capacidade da Secretaria Municipal de Gestão Pública, juntamente com outros servidores, que serão os responsáveis pela condução das etapas.
"Tudo vai passar pela organização da prefeitura. A prova objetiva, por exemplo, será elaborada e avaliada por servidores especializados. O mesmo deverá ser feito na avaliação física com funcionários da Fundação de Esportes de Londrina (FEL) e professores da rede municipal, que ainda terão apoio do Conselho Regional de Educação Física", destacou.
O concurso é composto por seis etapas: prova objetiva, física, avaliação psicológica, investigação de conduta, exame médico e o curso de formação profissional.
A primeira etapa, correspondente a prova objetiva, será formada por 50 questões de língua portuguesa, informática básica, conhecimentos gerais, atualidades, história de Londrina, legislação específica e noções de direito. A prova terá quatro horas de duração, com índice de aprovação de 50%.
Cada guarda municipal contratado receberá salário de R$ 1.717,36 por 40 horas semanais trabalhadas. A expectativa é que o resultado dos aprovados na primeira etapa seja divulgado ainda na primeira quinzena de outubro. O concurso é válido por dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois.
As inscrições podem ser feitas através do site da prefeitura , sendo necessário preencher o cadastro com dados pessoais e, posteriormente, imprimir o boleto para efetuar o pagamento. Desempregados, hipossuficientes e servidores municipais regidos pela lei nº 4.928/1992 tem até o dia 18 deste mês para solicitar aisenção da taxa.
O edital completo do concurso pode ser acessado no Jornal Oficial.
- See more at: http://videoblogueiro.blogspot.com.br/2014/12/BarradeCarregamentodoYoutube.html#sthash.KTLWRnNp.dpuf