terça-feira, 15 de junho de 2010

HOJE É DIA DE SELEÇÃO BRASILEIRA.



 COPA DO MUNDA DA AFRICA.
 HOJE TEM
  
    BRASIL  

Rio interdita ruas e reprime xixi em dia de jogo do Brasil

Prefeitura não vai instalar banheiros químicos.
Guarda Municipal também vai combater ambulantes e pirataria.

Tássia Thum e Bernardo Tabak
Do G1 RJ

Quem for assistir aos jogos do Brasil nas ruas, praias e outros locais públicos vai ter que se programar para a hora de fazer xixi. A Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop) informou que guardas municipais e agentes de controle urbano vão reprimir o xixi na rua. Entretanto, a prefeitura não vai colocar banheiros químicos nos locais onde há concentração de torcedores. Segundo a Seop, quem for pego vai responder pelo crime de ato obsceno.

A Seop informou que, na Zona Sul, a Rua Miguel Lemos, o Baixo Gávea, e o entorno da Lagoa terão a fiscalização reforçada. O Fifa Fun Fest, na Praia de Copacabana, na Zona Sul, e a Rua Alzira Brandão, na Tijuca, na Zona Norte, serão os únicos locais que vão contar com banheiros químicos.

Nesta terça-feira (15), cerca de 300 agentes, entre guardas municipais e fiscais de controle urbano, vão monitorar a cidade durante o jogo entre Brasil e Coreia do Norte, a partir das 7h. A plataforma de observação da Guarda Municipal será montada próximo à Avenida Princesa Isabel, em Copacabana.


Ambulantes irregulares vão ser fiscalizados
Barreiras contra o comércio irregular serão montadas nas imediações da Rua Alzira Brandão. O popular Alzirão vai contar com 81 guardas municipais, sendo que 21 deles vão controlar o trânsito. Outros 30 agentes de controle urbano vão estar em quatro barreiras para impedir o acesso de camelôs não autorizados. As barreiras vão ser montadas a partir das 11h nas esquinas da Rua Conde de Bonfim com a Rua dos Araújos, com a Rua Valparaíso, com a Rua Rêgo Lopes e na Rua Alzira Brandão, em frente ao número 171.

A feira livre que acontece às terças-feiras na Rua Jorge Rudge, em Vila Isabel, na Zona Norte, vai ser suspensa devido à grande concentração de pessoas para assistir ao jogo nos bares da região.





.A torre de observação da Guarda Municipal vai ser erguida na
Praia de Copacabana. (Foto: divulgação/Guarda Municipal)

quarta-feira, 9 de junho de 2010

A Guarda Municipal de Contagem conquista a manutenção da lei de criação 023/2006


A Guarda Municipal de Contagem deu um passo importante hoje na luta para a manutanção da lei de criação 023/2006.

Ocorreu hoje na parte da manhã na Câmara Municipal de Contagem, uma reunião entre as comissões da Guarda Municipal e vereadores, Sindguardas-MG e Sindscon, para finalizar o questionamento da proposta de lei 005/2010 que está na casa para votação. A comissão da Guarda Municipal explanou para os vereadores que o argumento feito pelo secretário adjunto para revogar a lei 023 não tinha fundamento, pois o mesmo alegava que tinha que aprovar rapidamente este projeto de lei para resolver várias pendências junto ao Ministério Público e que a Prefeitura estava pagando uma múlta diária de R$10.000,00 (dez mil reais). Por ter dado o Poder de Polícia a Guarda Municipal. O documento do Ministério Público apresentado pela secretária não trazia nenhuma incostitucionalidade e sim algumas recomendações com relação a atuação da Guarda no trânsito, e que já não possui valor devido a decisão do TJMG de que conforme “artigo 171 da Constituição Mineira, segundo o qual o Município tem “competência para legislar sobre assuntos de interesse local, notadamente no que se refere à polícia administrativa, em matéria de trânsito e tráfego”. Ou seja, trata-se do “poder de polícia administrativo”, através do qual o Município de Belo Horizonte pode aplicar sanções “quando verifica qualquer infração em detrimento do interesse coletivo de regular controle de trânsito”.. Outro ponto que a comissão da Guarda apresentou foi o único documento que fala da inconstitucionalidade dada pela ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) que trata somente do Art 24 da Lei 023/2006, e a Classificação Brasileira de Ocupações, que regulamenta as atividades desenvolvidas pela Guarda Civil Municipal.

Já a reunião com o Secretário de Defesa Social Paulo Mattos juntamente com as comissões, no CIDS ( Centro Integrado de Defesa Social ) onde foram explanados os tópicos levantados anteriormente e o Secretário se comprometeu em retirar o projeto de lei da Câmara para ter uma nova redação sem a revogação da 023/2006.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Guarda Municipal Salvador terá R$ 9 milhões e armas


Nove milhões de reais foram aprovados pelo Ministério da Justiça para equipar a Guarda Municipal de Salvador. A divulgação dos recursos vem quase duas semanas depois do anúncio do prefeito João Henrique de que o armamento destes profissionais vai contribuir para a diminuição da violência na cidade.

A medida da administração municipal, no entanto, cria divergências e opinião da população fica dividida. Há os que aprovem a ação e outros que acreditem que a insegurança deve aumentar.

Apesar das discordâncias, a prefeitura diz que a decisão é definitiva. Segundo o sub-secretário da Secretaria Municipal de Comunicação, Ipojucã Cabral, “o prefeito entende que o município pode ajudar a garantir a segurança pública na cidade e não abrirá mão disso, apesar deste dever ser do Estado”.

Salvador segue a tendência de outras cidades do País de armar os guardas municipais, como autoriza o Estatuto do Desarmamento. Segundo a última Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2009, dos 865 municípios brasileiros que possuem Guarda Municipal, 16,3% têm os profissionais armados. Na pesquisa de 2006, o percentual era de 14,1%.

Os recursos oriundos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) serão usados para o treinamento dos 1,4 mil profissionais da corporação, compra de farda, coletes a prova de bala, armas de fogo e novas viaturas. “Aguardamos a liberação dos recursos pelo ministério, o que deve acontecer nos próximos 60 dias”.
- See more at: http://videoblogueiro.blogspot.com.br/2014/12/BarradeCarregamentodoYoutube.html#sthash.KTLWRnNp.dpuf